




O Blog tem o objetivo de apresentar todas as atividades do GESTAR II realizadas na cidade de São Bento do Norte na área de Língua Portuguesa.
O RATO ROEU A ROUPA DO REI
O rato rosado roeu a roupa do rei da Rússia. O rei Rômulo recebeu a roupa rosa ruída. A rainha Romerita dá risadas, o rei se rói de raiva ao ver a rainha rindo repentinamente ouvi-se novos ruídos dentro do reinado, é o rato roendo o risole que a rainha recebeu da Rita.
O rei se recupera da raiva e rapidamente remete o requerimento a corte real para recebê-los em uma riquíssima recepção. A rinha Romerita recebe do rei um ramalhete de rosas. Radiantes o rei e a rainha renovam o romance.
Alenilse Núsia
Francinaide Rufino
Joseane Maciel
Nuncia de Paula
GESTAR – LINGUA PORTUGUESA
SÃO BENTO DO NORTE/RN
FORMADOR: JOSE WASHINGTON
CURSISTA: ABINOAN RODRIGUES
ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO 9º DA ESCOLA ESTADUAL S. DINARTE MARIZ
LEITURA E O NOSSO COTIDIANO
Esta aula foi realizada no dia 30 /11/2009 na turma do 9º da Escola E. Senador Dinarte Mariz, no município de São Bento do Norte/RN, onde preparei a biblioteca com antecedência para a realização da mesma. Ao ir na biblioteca coloquei as mesas separadas, onde cada uma delas coubesse um determinado numero de alunos e em cada uma coloquei um número de livros de literatura infanto-juvenis, que pré-selecionei e deixei a disposição dos alunos. Ao chegar na biblioteca determinei que cada aluno teria 20 minutos para fazer uma analise rápida das obras expostas sobre a mesa, lendo capa, contra capa, prefacio e até trechos se quisessem para assim poder escolher um que se identificasse com ele. Após a escolha, iniciei a leitura em pé e em voz alta do que eu escolhi e ao terminar escolho o 1º aluno para fazer sua leitura, ao termino de cada um, ele dizia que gênero textual tinha lido, porque tinha feito essa escolha e se gostou. Tivemos a participação de todos. Em anexo segue as fotos.
Ao termino, foi solicitado que cada grupo recrie uma história que escolha com assuntos da realidade e que seja apresentada em sala de aula para os demais. Achei a experiência muito bacana.
RELATÓRIO DE ENCONTRO PEDAGÓGICO
Em 02 de Outubro do corrente ano, a pedido de Maria Gorette Lage, Coordenadora Pedagógica, da escola Municipal Anita Chacon, escola da qual leciono de 6º ao 9º ano e EJA. Aconteceu Encontro Pedagógico para Avaliar o bimestre passado e traçar metas para o seguinte, em sua pauta me foi destinado um momento Intitulado “Momento Gestar”, pois nas diversas conversas que tínhamos, era sempre questionado a respeito do Programa de Formação Continuada e como ela vivenciava de perto, pois muitas vezes, passava para ela o material para ser reproduzido e trabalhado com os alunos com os Avançando na Prática e os AAA’s, ela me perguntou se topava de forma breve mostrar aos colegas o que era o Gestar.
Minha Oficina teve inicio com o trailler do filme “Vida Maria” e em seguida lancei algumas abordagens para os professores presentes, como: “Como esse filme poderia ser trabalhado nas outras áreas do conhecimento?” e as respostas foram muitas, por exemplo, a professora Adalgisa, que é professora de Ciências e Cultura do Rio Grande do Norte, disse que poderia iniciar um bimestre apresentando para seus alunos o filme em questão, tanto na disciplina de Ciências, quanto na de Cultura do Rio Grande do Norte e explorar desde o planejamento familiar até o semi-árido. O Professor de geografia também falou que poderia abordar o clima, a vegetação, a água e outros. E todos foram colocando dentro das disciplinas que lecionam possibilidades de se trabalhar de forma interdisciplinar.
Para concluir eu falei que meu objetivo era o de mostrar para eles e para a escola a possibilidade de fazer esse trabalho e acrescentei que um dos requisitos para que os professores cursistas receberem o Certificado de Participação do Programa era a construção de um Projeto interdisciplinar para ser desenvolvido no ano letivo de 2010. Agradeci a Direção da escola, que em seguida me agradeceu e colocou que sempre que sentisse essa necessidade, teria toda abertura para realizar trabalhos como este, e em especial a Silvério Souza de Paula e a Maria Gorette Lage que foram os maiores articuladores para que essa boa conversa pudesse se realizar numa reunião de Planejamento.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENTO DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FORMADOR: JOSÉ WASHIMGTON TORRES DA SILVA
COORDENADORA: SOLANGE SOUZA DE PAULA
DATA: 19/09/2009
LOCAL: TELECENTRO
HORÁRIO: 08:00 ÀS 12:00
Já se aproximava dia de ir para Natal participar do segundo encontro de Formação, mas deveríamos levar o dever de casa feito, então por todos terem concordado fomo para o último encontro da Etapa I. Como já de costume iniciei o encontro fazendo a acolhida e nesse encontro pulamos a parte I e II da Oficina pelo fato de termos nos encontrados há poucos dias.
Então já encaminhei uma atividade, que foi a seguinte: apresentei o texto “Uma história sem pé nem cabeça!” fragmentado em fichas e solicitei aos grupos que o reorganizasse atentando para a sequência temporal do texto; já que as unidades 19 e 20 abordam respectivamente Coesão Textual e as Relações lógicas no texto. O trabalho foi bastante interessante e deu um pouco de trabalho aos grupos e no final apenas um dos grupos conseguiu arrumar o quebra-cabeça.
O texto seguinte foi retirado do Material de Apoio, elaborado pela Professora Aya “Dois sapos”, fizemos uma leitura coletiva e refletimos as relações lógicas de construção de significados na produção do texto e os efeitos de sentido decorrentes da negação. Os argumentos e os exemplos falados foram de muita importância para as Unidades em questão.
Fomos para a parte III da Oficina 10, discutimos as questões a, b e c, pois o item c já havia sido avisado no encontro anterior. Passamos para a proposta do TP, da qual fizemos uma análise inicial da propaganda “O Primeiro Residencial com Serviços” e oralmente fomos respondendo as questões propostas. Como a primeira atividade ultrapassou o tempo dado para responder e era importante que se concluísse aquela atividade, nos restou pouco tempo para finalizarmos a Oficina, mas os grupos escolheram as figuras e iniciaram a montagem das suas propagandas, mas tivemos que deixar para a próxima Oficina.
Para encerrar agradeci a todos o empenho e a confiança que o grupo depositou no Programa, e que com certeza após a semana de estudos em Natal estaria de volta com muita novidade para compartilhar. E dessa vez não solicitei a Avaliação do 10º Encontro, mas que eles pudessem resumir da forma que melhor achassem as mais de 40 horas que passamos juntos, discutindo, estudando, repensando, discordando, enfim criando um ambiente de muita harmonia e respeito.