terça-feira, 29 de setembro de 2009
domingo, 20 de setembro de 2009
CARGA HORÁRIA DA PRIMEIRA PARTE
21/05/2009 - 03 HORAS
06/06/2009 – 04 HORAS
17/06/2009 – 04 HORAS
11/07/2009 – 04 HORAS
23/07/2009 – 3,5 HORAS
31/07/2009 – 04 HORAS
15/08/2009 – 08 HORAS
03/09/2009 – 3,5 HORAS
16/09/2009 – 3,5 HORAS
19/09/2009 – 04 HORAS
TOTAL........... 41,5 HORAS
RELATÓRIO DO 10º ENCONTRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENTO DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FORMADOR: JOSÉ WASHIMGTON TORRES DA SILVA
COORDENADORA: SOLANGE SOUZA DE PAULA
DATA: 19/09/2009
LOCAL: TELECENTRO
HORÁRIO: 08:00 ÀS 12:00
Já se aproximava dia de ir para Natal participar do segundo encontro de Formação, mas deveríamos levar o dever de casa feito, então por todos terem concordado fomo para o último encontro da Etapa I. Como já de costume iniciei o encontro fazendo a acolhida e nesse encontro pulamos a parte I e II da Oficina pelo fato de termos nos encontrados há poucos dias.
Então já encaminhei uma atividade, que foi a seguinte: apresentei o texto “Uma história sem pé nem cabeça!” fragmentado em fichas e solicitei aos grupos que o reorganizasse atentando para a sequência temporal do texto; já que as unidades 19 e 20 abordam respectivamente Coesão Textual e as Relações lógicas no texto. O trabalho foi bastante interessante e deu um pouco de trabalho aos grupos e no final apenas um dos grupos conseguiu arrumar o quebra-cabeça.
O texto seguinte foi retirado do Material de Apoio, elaborado pela Professora Aya “Dois sapos”, fizemos uma leitura coletiva e refletimos as relações lógicas de construção de significados na produção do texto e os efeitos de sentido decorrentes da negação. Os argumentos e os exemplos falados foram de muita importância para as Unidades em questão.
Fomos para a parte III da Oficina 10, discutimos as questões a, b e c, pois o item c já havia sido avisado no encontro anterior. Passamos para a proposta do TP, da qual fizemos uma análise inicial da propaganda “O Primeiro Residencial com Serviços” e oralmente fomos respondendo as questões propostas. Como a primeira atividade ultrapassou o tempo dado para responder e era importante que se concluísse aquela atividade, nos restou pouco tempo para finalizarmos a Oficina, mas os grupos escolheram as figuras e iniciaram a montagem das suas propagandas, mas tivemos que deixar para a próxima Oficina.
Para encerrar agradeci a todos o empenho e a confiança que o grupo depositou no Programa, e que com certeza após a semana de estudos em Natal estaria de volta com muita novidade para compartilhar. E dessa vez não solicitei a Avaliação do 10º Encontro, mas que eles pudessem resumir da forma que melhor achassem as mais de 40 horas que passamos juntos, discutindo, estudando, repensando, discordando, enfim criando um ambiente de muita harmonia e respeito.
RELATÓRIO DO 9º ENCONTRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
COORDENADORA: SOLANGE SOUZA DE PAULA
DATA: 16/09/2009
LOCAL: TELECENTRO
HORA: 7:30 ÀS 11:30
Com a sequência da Pauta solicitei aos cursistas que fizessem a leitura do texto: "Os Diferentes Estilos" de Paulo Mendes, feito a leitura, era o momento das discussões a respeito do que tinham acabado de ler.
O foco dos estudos se centravam em torno da coerência textual e os aspectos linguísticos e sócio-comunicativos, que seriam responsáveis pela continuidade de sentidos de um texto, apresentei aos mesmos uma sequência de imagens para que eles, em grupo, construissem uma narrativa para posterior análise dos aspectos linguísticos e a cosntrução da coerência textual. Para a atividade proposta foi dado 30 minutos e após o tempo, dividida em dois grupos a sala apresentou os resultados destas narrativas.
Com a continuidade do encontro, era chegado o momento da parte III da Oficina 09, com os seguintes encaminhamentos:
- Dividi a sala em dois grupos;
- Apresentei o texto publicitário(no próprio TP);
- E solicitei que os mesmos seguissem o roteiro, que lá estava:
* Relacionem os sentidos construídos pela linguagem verbal e pela não verbal.
*Procurem, sempre que possível, associar suas análises aos conceitos e classificações desenvolvidas no decorrer das atividades propostas.
* Observem os efeitos de sentido do texto como um todo e, depois, analise cada parte e como elas se articulam na Unidade textual.
* Registrar para socializar.
Os grupos colocaram suas conclusões em papel madeira e apresentaram para o grande grupo, para um maior aprofundamento dos pontos enfocados por cada grupo.
Como de costume nosso a Avaliação da Oficina sempre vem ficando para o próximos encontro, mas ainda faltavam os encaminhamentos para os Avançando na Prática, que foram orientados por mim para que os cursistas desenvolvessem em sala de aula. Reforcei com eles a importância do registro para abrirmos o próximo encontro com os Relatos das Experiências.
RELATÓRIO DO 8º ENCONTRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
RELATÓRIO DO 8º ENCONTRO
FORMADOR: JOSÉ WASHIMGTON TORRES DA SILVA
COORDENADORA: SOLANGE SOUZA DE PAULA
LOCAL: TELECENTRO
DATA: 03/09/2009
HORÁRIO: 19h00minàs 22h30min
Iniciamos o encontro fazendo a apresentação dos Objetivos do TP5 – Estilo, coerência e coesão. Como se tratava de temas de bastante relevância ao elaborar a pauta tive o cuidado de juntos fazermos a transposição didática, pois nem todos os cursistas possuem formação em língua portuguesa, porém estão atuando na área.
Solicitei que a turma se dividisse em três grupos para que pudéssemos dividir as três seções da Unidade 17 do referido TP. Os grupos tiveram 01 hora para estudarem e apresentarem da forma que achassem válida para o entendimento do grande grupo.
O primeiro grupo composto por Josiane e Francinaide abriu a seção fazendo a leitura do texto “Cada um é cada um” e na sequência fizeram a atividade 01 da página 17, envolvendo o restante da sala e finalizaram falando e explicando os conceitos de Dialeto e Idioleto. Porém não param por aí, a cursista Josiane fez mais uma leitura desta vez um Poema de Manuel Bandeira: Trem de ferro e nos pediu nos pediu que cada um fizesse a estro Fe seguinte, após o termino o grupo lançou as questões da atividade 02 para que juntos respondêssemos. O grupo fez a finalização da seção sugerindo a aplicação do “Avançando na Prática” das páginas 24 e 25.
O segundo grupo foi mudado em virtude de já se aproximar das 10 horas da noite e um dos membros ter que sair, pelo fato de morar na zona rural. Por sugestão dos colegas passamos para a seção seguinte e no próximo encontro faríamos a apresentação do grupo. A seção 03 foi iniciada pelas cursistas Leninha e Gildete, intitulada “A estilística da frase e da enunciação”, o objetivo da seção foi lido pelo grupo e a professora Leninha fez a leitura do texto “Nunca é tarde, sempre é tarde” e para fazer o fechamento desse texto foram para a atividade 09, e oralmente responderam os itens a, b e o item c fizeram a apresentação no papel madeira, após a leitura do trecho reescrito solicitaram opiniões do grande grupo, após os comentários do grande grupo, foi a vez de fazer a transposição Didática, quanto ao discurso direto e indireto. A professora Gildete para finalizar apresentação do grupo sugeriu a aplicação do “avançando na Prática” das páginas 50 e 51 fechando, assim a seção em questão.
Já se aproximava das 22: 40 e tínhamos que concluir, mas existiam algumas dúvidas não podíamos sair, sem que elas fossem sanadas. As avaliações diagnósticas, as perguntas foram lançadas e respondi a todas.
Como já de costume a avaliação sempre fica para eles trazerem no próximo encontro.
____________________________________________
José Washimgton Torres da Silva
Formador Municipal do Gestar II
___________________________________________
VISTO
Solange Souza de Paula
Coordenadora Municipal do Gestar II
RELATÓRIO DO 7º ENCONTRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
RELATÓRIO DO 7º ENCONTRO
FORMADOR: JOSÉ WASHIMGTON TORRES DA SILVA
COORDENADORA: SOLANGE SOUZA DE PAULA
LOCAL: TELECENTRO
DATA: 15/08/2009
HORÁRIO: 13h00min às 17h00min
O encontro iniciou com a leitura do texto “ A expansão da pobreza nas cidades” e em grupos realizaram a atividade 04 das páginas 120 e 121, conforme orientação dada: A- Claras apresentadas no texto; B- Que exige do leitor uma busca mais cuidadosa( inferências) e C- Resposta Pessoal, baseada em valores e percepções do mundo. Após a realização foram apresentados os trabalhos pelos grupos e na mesma sequência mostrada na pauta.
O segundo momento do encontro fizemos mais uma leitura e desta vez foi a vez da “Minhas não-férias” (material de Apoio) e na sequência, em duplas, fizeram as questões propostas nas letras “D” e “E” da página 164. A leitura rendeu muita discussão, pois quase todos os cursistas tiveram relatos e esse respeito.
No terceiro momento fomos para o AAA4 pra discutirmos as Oficinas 15 e 16 com intuito de realizarem com seus alunos em sala de aula. Mais um texto foi pedido aos cursistas para lerem o da página 175 “ E a Viagem continua..” e fazer de forma escrita a atividade 05 para apresentar.
O quarto momento foi dedicado a encaminhamentos do “Avançando na Prática” da página 182. Ressaltei a importância do registro pra que fizéssemos a socialização no encontro seguinte.
____________________________________________
José Washimgton Torres da Silva
Formador Municipal do Gestar II
___________________________________________
VISTO
Solange Souza de Paula
Coordenadora Municipal do Gestar II
PERFIL DOS CURSISTAS
Francisco Araújo de Lima. Leciona desde 1983. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Já participou do PROFA, PCN's em AÇÃO e do PRÓ-LETRAMENTRO.
Núncia de Paula, Graduada em Letras pela Universidade Potiguar em 2001. É professora da rede municipal e estadual de ensino. Atualmente leciona de 6º ao 9º ano língua portuguesa no município de Caiçara do Norte e em São Bento do Norte é professora de língua Inglesa e espanhola na Escola estadual Senador Dinarte Mariz.
Marilene Rodrigues de Souza, Graduada em Letras pela Universidade Potiguar. Atualmente está vice-diretora da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz e professora da mesma lecionando Língua Portuguesa de 6º ao 9º ano e Ensino Médio.
Josiane de Souza Maciel, leciona no Município de Caiçara do Norte, desde 1998. Atualmente está nas turmas de 6º ao 9º ano da Escola Municipal Emmanoel Bezerra dos Santos. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-graduada em Línguas pela Universidade Potiguar. Já particpou de outros Programas de Formação, como: PROFA, PROLER, INCLUSÃO, LEITURA E ESCRITA, PCN"s em AÇÃO.
Francinaide Rufino de Souza, leciona desde o ano de 1987. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú no ano de 2006. É professora de 1º ao 5º ano na Escola Estadual Godofredo Cacho no Município de Caiçara do Norte e de 6º ao 9º ano na escola Municipal Anita Chacon em São Bento do Norte. Já participou de outros Cursos de Formação Continuada como: PCN's em AÇÃO, PRÓ-LETRAMENTO, PROLER, MEDIADORES DE LEITURA.
Alenilse Núsia Silva de Souza, leciona no Município de Caiçara do Norte desde 1998. Iniciou com turmas primárias e em seguida foi lecionar de 6º ao 9º ano. Estando hoje na sala de leitura. No Município de São Bento do Norte é professora desde 2001, lecionando de 6º ao 9º ano a disciplina de Língua Portuguesa. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-Graduada na área de Lingua portuguesa pela Universidade Potiguar. Já participou de vários cursos de Formação Continuada como: PROFA, PCN's, PROLER, INCLUSÃO, PRÓ-LETRAMENTO, LEITURA E ESCRITA(METANÓIA) e agora o GESTAR II.
sábado, 19 de setembro de 2009
CORDEL DE AVALIAÇÃO - ETAPA I
ETAPA I DO GESTAR II
Foi no dia 06 de junho
Que o Gestar começou
Com o objetivo de melhorar
A prática do professor.
Os Cadernos de Teoria e Prática
Priorizam muita leitura e escrita
Vem mostrando sua didática
Nas atividades descritas.
Os encontros são fantásticos
Momentos de reflexões
Onde aprendemos e compartilhamos
Em busca de construções.
Começamos com o TP3
Um caderno muito interessante
Que fala dos gêneros textuais
E que nos auxiliou bastante.
O TP4 trata da leitura e escrita
Tema bem questionado
Que será aproveitado
Dentro da nossa linguística.
O TP5 trata de estilística, coesão e
Coerência
Fatores bem trabalhados
Com bastante eficiência.
Vamos falar do professor
Que é muito dedicado
Sempre nos orientando
Estamos nessa lado a lado.
É amigo e companheiro
Com ele podemos contar
Não é a toa que fazemos
este programa Gestar.
Mesmo com o tempo corrido
A ele nos dedicamos
À noite nos reunimos
E os TP’s compartilhamos.
Você que não faz parte
Desse programa gestar
Pode entrar no nosso blog
Para nos prestigiar.
Para ter esse acesso
Clic blog do gestar potiguar
Lá você verá surpresas
Que irão te impressionar.
O referido cordel
Tem importante função
Avaliar todo o curso
Com muita convicção
Cumprimos mais uma etapa
Com imensa satisfação.
Cursistas: Alenilse Núsia Silva de Souza
Francinaide Rufino de Souza
Josiane de Souza Maciel
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
RELATÓRIO DO 6º ENCONTRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
GESTAR II – LÍNGUA PORTUGUESA
RELATÓRIO DO 6º ENCONTRO
FORMADOR: JOSÉ WASHIMGTON TORRES DA SILVA
COORDENADORA: SOLANGE SOUZA DE PAULA
LOCAL: TELECENTRO
DATA: 15/08/2009
HORÁRIO: 08:00h às 12:00h
O encontro teve inicio com os relatos das aulas dos cursistas vivenciadas com suas turmas. Com a continuidade fiz a apresentação dos slides sobre o letramento(material de apoio) e a cada slide apresentado, fazíamos a o fechamento do mesmo.
O segundo momento foi realizado a atividade proposta nas páginas 71 a 74 e dentre as atividades a 03 da página 73 abriu uma discussão muito proveitosa, já que o objetivo era o de reconhecer texto e leitor como criadores de significados.
No terceiro momento do encontro foi a vez de lermos o texto “Nossas Cidades”, mas antes discutimos a atividade 05 da página 76 e em grupos falaram de suas cidades São Bento do Norte e Caiçara Norte já que estão ligadas tanto por laços familiares, quanto por vínculos de empregos.
O outro momento foi dedicado a realização da atividade 02 da página 117 para logo em seguida fazermos a leitura do texto “Admirável mundo Louco”, respondendo oralmente, com todos os presentes, a atividade 03 das páginas 119 e 120. Também muito discutida por todos os presentes. Dando continuidade a nossa pauta foi a vez do Poema: “Cidadezinha Qualquer” e como alguns cursistas já haviam trabalhado em sala de aula, inclusive eu, em minhas turmas de 8º ano. E muitas sugestões foram dadas e relatos foram feitos, inclusive com produções de poemas com o tema “Minha Cidade”.
Estávamos chegando ao final da manhã e, consequentemente do termino do encontro, mas ainda faltava uma outra atividade, a de escrever um texto empregando as seguintes palavras: muxuango, hermeneuta, vituperatdo, defenestração, perfunctório, falácia, ignóbil, uxoricídio e apoplexia. A sala foi dividida e o tempo dado para que os mesmos fizessem um texto de acordo com a orientação que estava na pauta da manhã. Os textos foram feitos e apresentados com muitos risos e desconfiança do que estavam fazendo, mas o fizeram ( os textos serão postados). Na sequência fiz a divulgação dos significados de cada palavra.
O encontro foi encerrado, pois a tarde estaríamos de volta para prosseguir com o 7º encontro.
____________________________________________
José Washimgton Torres da Silva
Formador Municipal do Gestar II
___________________________________________
VISTO
Solange Souza de Paula
Coordenadora Municipal do Gestar II
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
AVANÇANDO NA PRÁTICA - TP 4
RELATÓRIO DE AULA
ESCOLA MUNICIPAL ANITA CHACON
PROFESSOR: JOSÉ WASHIMGTON
TURMA: 8º ANO “B”
22 ALUNOS
Planejei a aula para o dia 07 de agosto de 2009, pois nesse dia tinha duas aulas seguidas. Iniciei seguindo os pontos Sugeridos no “Avançando na Prática” do TP4 – Unidade 14: O processo da leitura na seção 03 – Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto? Após todo o levantamento dos conhecimentos prévios, apresentei apenas o título do poema, na sequência fiz a leitura do Poema:
Cidadezinha Qualquer
Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... As janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, C.D. de Poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1959. p. 165
Depois de lido foi o momento de ouvir as opiniões, que inicialmente não apresentaram muita coisa, pois acharam muito “besta”, mas não desisti e insisti mais um pouco e aí eles começaram a comparar com as comunidades rurais, das quais a maioria dos são e as comparações não pararam de surgir e o poema foi melhor entendido por todos.
Após as discussões passei para a parte B do Avançando na Prática, que renderam as duas aulas. E para finalizar solicitei que todos fizessem a leitura do Poema em voz alta e na frente