segunda-feira, 17 de agosto de 2009

RELATÓRIO DO 3º ENCONTRO DO GESTAR II

FORMADOR: JOSÉ WASHIMGTON TORRES DA SILVA
COORDENADOR: SOLANGE SOUZA DE PAULA
LOCAL: TELECENTRO
DATA: 11/07/2009

O encontro iniciou as 8:00 horas da manhã com a presença dos Professores cursistas e da Coordenadora Municipal do Programa. No primeiro momento de acordo com a pauta os professores fizeram o relato de Memórias de quando foram alunos e do início da vida profissional. Todos os que estavam presentes falaram de suas boas lembranças, das angústias, das vitórias, da luta, das dificuldades e até música foi feita para relatar as memórias da Professora Núncia (em anexo).
Com a sequência da pauta foi reapresentado o Filme: “O Saber e o Sabor”, pois na Aula Inaugural não estavam presentes todos os cursistas e fazer uma nova apresentação dele se fazia necessário para que houvesse uma melhor discussão dele. Após a apresentação abriu-se a discussão que foi muito bem explorado e entendido por todos. O professor Abinoam chamou a atenção para o que Rubem Alves falou em relação ao macarrão e nos convidou a uma verdadeira reflexão dos nossos conteúdos abordados em sala de aula. A professora Leninha seguindo a mesma linha de raciocínio do colega falou de sua aflição, quanto à cobrança da escola e até mesmo dela em relação ao cumprimento dos conteúdos bimestrais e anuais e naquele momento ela disse que se sentia mais aliviada em poder estar com um grupo de colegas assistindo ao filme e podendo discutir um tema muito complexo, mas que era muito bom um programa que abrisse determinadas discussões e que o que estávamos fazendo era muito rico para o amadurecimento de cada profissional.
O texto “os dois meninos” (material de apoio) da Professora Aya Ribeiro (Formadora), já havia sido entregue anteriormente a eles para que os mesmos fizessem uma leitura prévia, mas não havia sido feito nenhum encaminhamento. Após uma segunda leitura oral, projetado pelo data-show, fiz os encaminhamentos para que eles o fizessem. Os trabalhos feitos foram os seguintes: Anúncio de Venda nos classificados, alugar e comprar. Todos apresentaram muito bem. Em seguida apresentei para a eles o texto “Tango” e solicitei que os mesmos também planejassem a partir da dinamização do texto em questão e que os ritmos poderiam ser: Rock, samba, bolero, axé, funk e sertanejo ou outro ritmo que por ventura os agradassem melhor. Já nos aproximávamos de 12:00h e eles estavam com a atividade do Tango e como temos professores da zona rural, interrompemos esta atividade, deixando para casa, na promessa de que no inicio do próximo encontro o retomaríamos. Assim foi feito.
O sétimo momento foi direcionado a Lição de casa. Apresentei todos os Avançando na prática e solicitei que os mesmos planejassem de acordo com suas turmas e escolhendo-os os que acharem melhor. A avaliação do encontro também foi decidido que eles o trariam na aula seguinte, pois já passávamos de meio dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário