domingo, 24 de janeiro de 2010

RELATÓRIO DE AULA - ANITA CHACON

RELATÓRIO DE AULA

ESCOLA MUNICIPAL ANITA CHACON

PROFESSOR: JOSÉ WASHIMGTON

TURMA: 8º ANO “B”

AVANÇANDO NA PRÁTICA: TP4 – Páginas 97,98 e 99.

22 ALUNOS

Planejei a aula para o dia 07 de agosto de 2009, pois nesse dia tinha duas aulas seguidas. Iniciei seguindo os pontos Sugeridos no “Avançando na Prática” do TP4 – Unidade 14: O processo da leitura na seção 03 – Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto? Após todo o levantamento dos conhecimentos prévios, apresentei apenas o título do poema, na sequência fiz a leitura do Poema:

Cidadezinha Qualquer

Casas entre bananeiras

Mulheres entre laranjeiras

Pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.

Um cachorro vai devagar.

Um burro vai devagar.

Devagar... As janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus.

ANDRADE, C.D. de Poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1959. p. 165

Depois de lido foi o momento de ouvir as opiniões, que inicialmente não apresentaram muita coisa, pois não estavam compreendendo o próprio título do poema, mas não desisti e insisti mais um pouco e aí eles começaram a comparar com as comunidades rurais, das quais a maioria dos são e as comparações não pararam de surgir e o poema foi melhor entendido por todos.

Após as discussões passei para a parte B do Avançando na Prática, que renderam as duas aulas. E para finalizar solicitei que todos fizessem à leitura do Poema em voz alta e na frente. Posso afirmar que eles compreenderam a estrutura e o que foi melhor é que o livro didático nas ultimas unidades faziam a abordagem do tema e usamos para buscar outro poemas e comparar as diferentes estruturas.

Todos vieram para fazer a leitura em voz alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário